terça-feira, 28 de junho de 2016

RESENHA: Livro - O Iluminado


Livro: O Iluminado
Título Original: The Shining
Autor (a): Stephen King
Editora: Suma de Letras
Páginas: 463
Avaliação: 5/5

Sinopse oficial: A luta assustadora entre dois mundos. Um menino e o desejo assassino de poderosas forças malignas. Uma família refém do mal. Nesta guerra sem testemunhas, vencerá o mais forte. Danny Torrance não é um menino comum. É capaz de ouvir pensamentos e transportar-se no tempo. Danny é iluminado. Será uma maldição ou uma bênção? A resposta pode estar guardada na imponência assustadora do hotel Overlook. Em O iluminado, quando Jack Torrance consegue o emprego de zelador no velho hotel, todos os problemas da família parecem estar solucionados. Não mais o desemprego e as noites de bebedeiras. Não mais o sofrimento da esposa, Wendy. Tranquilidade e ar puro para o pequeno Danny livrar-se das convulsões que assustam a família. Só que o Overlook não é um hotel comum. O tempo esqueceu-se de enterrar velhos ódios e de cicatrizar antigas feridas, e espíritos malignos ainda residem nos corredores. O hotel é uma chaga aberta de ressentimento e desejo de vingança. É uma sentença de morte. E somente os poderes de Danny podem fazer frente à disseminação do mal.


RESENHA

O que Jack Torrance pensou ser um recomeço para ele e sua família tornou-se o início de sua ruína. Após conseguir a vaga de zelador no Hotel Overlook, onde ficaria todo o inverno confinado com sua família, uma série de acontecimentos incomuns passaram ocorrer com ele e, principalmente, com seu filho Danny, um garoto “iluminado”. Segundo o chef do Hotel, “Dick”, Danny e ele são o que ele chama de pessoas iluminadas, que tem alguns dons como telepatia e ver coisas que as outras pessoas são incapazes de ver.


"- Sou o único que o senhor já viu? - perguntou. 
Hallorann riu e sacudiu a cabeça.- Não, criança, não. Mas você é o mais iluminado."

Após tantos problemas envolvendo bebida e violência, Jack passa a sofrer com os horrores passados do Hotel, acontecimentos com muito sangue e dor. No início, o gerente do hotel, Ullman, alerta Jack sobre o que ocorreu com o ultimo zelador que ficou no hotel com a família. Por conta do confinamento, acabou matando a esposa e as duas filhas com um machado. 

Não só Jack sofre com esses horrores que, lentamente, destroem seu estado mental, mas Danny também acaba sendo “capturado” pelos fantasmas do Hotel, enquanto sua mãe, Wendy, tenta apernas entender o que há de errado com o marido e o filho.

O Iluminado possui uma adaptação para o cinema que pode deixar a desejar em alguns detalhes, mas é fiel à história. A diferença que encontrei entre o livro e o filme foi o processo que Jack sofre até chegar ao fundo do poço. O livro retrata bem todos os pensamentos e ações de Jack, nos possibilitando acompanhar a queda de seu estado mental. Apesar de Stephen King ser um apaixonado por terror, esse livro passa mais do que medo e angustia, mas nos permite criar uma relação com os personagens, assim como ele faz em todos os livros que li até hoje. 

"O mundo é um lugar duro, Danny. Não se importa com a gente. Não odeia a você, nem a mim, mas também não morre de amor por nós. Coisas terríveis acontecem no mundo, e são coisas que ninguém pode explicar. Indivíduos bons morrem de forma ruim e dolorosa e deixam as pessoas que os amam sozinhas. As vezes, parece que só as pessoas ruins permanecem sadias e prósperas. O mundo não ama você, mas sua mãe o ama e eu também."

Esse livro foi um dos primeiros que li quando comecei meu vício por leitura, assim com qualquer livro de King, eu o recomendo com muita confiança.


E aí? O que você achou do livro?

Nenhum comentário:

Postar um comentário