segunda-feira, 18 de julho de 2016

RESENHA: Livro - Grau 26: A Origem

Livro: Grau 26: A Origem
Título Original: Level 26: Dark Origins
Autor (a): Anthony E. Zuiker com Duane Swierczynski
Editora: Record
Páginas: 431
Avaliação: 5/5

Sinopse oficial: Descubra um novo grau de medo
Os representantes da lei sabem que assassinos são categorizados em uma escala de 25 graus de perversidade, desde os simples oportunistas do grau 1 aos torturadores metódicos do grau 25. O que quase ninguém sabe – com exceção de um grupo de investigadores de elite comandado pelo talentoso detetive Steve Dark – é que uma nova categoria de assassinos está para ser criada.
Apelas um homem pertence a essa categoria.
Seu alvo: Qualquer um.
Seus métodos: Ilimitados.
Seu nome: Sqweegel

Sua classificação: Grau 26.

Grau 26: A Origem é o primeiro livro de uma trilogia que nos leva a acompanhar a vida e a trajetória de Steve Dark, um ex-agente da Divisão de Casos Especiais. O detetive foi quem chegou mais perto de capturar Sqweegel e depois ter passado por coisas terríveis decidiu se aposentar e jurou nunca mais exercer a profissão.
O homem conseguiu se reerguer depois de um tempo, casou-se e agora vive feliz. Mas isso tudo muda quando seu ex-chefe (Riggins) o procura – mesmo que a contragosto – para que ele volte ao caso e capture Sqweegel. Dark obviamente recusa, mas depois de alguns acontecimentos se vê sendo sugado para tudo isso mais uma vez.

“Um por dia vai morrer
Dois por dia vão chorar
Três por dia vão mentir
Quatro por sai vão suspirar
Cinco por dia vão questionar
Seis por dia vão fritar
Sete por dia... O que será...”

Sqweegel por sua vez foi um personagem muito bem montado. Ele não é carismático como alguns dos assassinos que vemos por aí em séries, filmes e livros. É uma criatura vil e repulsiva que se esconde em uma roupa de látex branca, nunca deixando pista alguma para trás.
O monstro tem a mente brilhante e está sempre à frente dos investigadores. Steve Dark é o único que o desafia, o único que se equipara a ele.

“O inferno ficou maior.
E as chamas estavam FAMINTAS. ”

Além de tudo isso o livro ainda tem um grande diferencial: ao longo da narrativa recebemos senhas que nos dá acesso a vídeos que complementam a história. Os personagens então ganham vida nos 20 vídeos, uns mais interessantes que outros, é verdade, mas todos reveladores.
O autor é Anthony E. Zuiker, criador e produtor executivo de uma das séries de TV mais conhecidas do mundo: CSI. Sqweegel inclusive aparece em um episódio na 11ª temporada da série. A escrita de Anthony não é muito primorosa, mas ainda assim é agradável e fácil, fazendo com que a leitura flua.
Poucos livros nos tiram o fôlego como Grau 26, que acabou se tornando um dos meus livros favoritos e se você gosta do gênero facilmente vai se prender a essa história assim como eu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário