sexta-feira, 4 de março de 2016

RESENHA: Livro - O Sorriso da Hiena


Livro: O Sorriso da Hiena
Autor (a): Gustavo Ávila
Editora: Publicação independente
Páginas: 304


Sinopse oficial: Atormentado por achar que não faz o suficiente para tornar o mundo um lugar melhor, William, um respeitável psicólogo infantil, tem a chance de realizar um estudo que pode ajudar a entender o desenvolvimento da maldade humana. Porém, a proposta feita pelo misterioso David coloca o psicólogo diante de um complexo dilema moral. Para saber se é uma pessoa má por ter presenciado o brutal assassinato dos seus pais quando tinha apenas oito anos, David planeja repetir com outras famílias o mesmo que aconteceu com a dele, dando a William a chance de acompanhar o crescimento das crianças órfãs e descobrir a influência desse trauma na vida delas. Até onde ele será capaz de ir? É possível justificar um ato de crueldade quando, por trás dele, há a intenção de fazer o bem?



RESENHA


“Deus não escreve a sua história. Só risca as linhas.”

O Sorriso da Hiena é o livro de estréia do publicitário Gustavo Ávila, que com uma narrativa direta nos apresenta personagens sólidos e nos faz mergulhar neste enredo totalmente envolvente.

Logo na primeira cena do livro somos apresentados a David, um menino de 8 anos que assiste ao assassinato dos pais sem poder fazer nada. Perder os pais foi o que o transformou em uma pessoa má? É para saciar essa dúvida que o rapaz propõe um experimento para William, um psicólogo que deseja transformar o mundo em um lugar melhor: mataria os pais de outras cinco crianças, que seriam então acompanhadas de perto pelo psicólogo ao longo de toda sua vida.

É nesse cenário que somos apresentados ao detetive Artur que, diagnosticado com Síndrome de Asperger, é um dos mais eficientes em seu trabalho. Mas sua nova missão não é fácil: ele tem que parar o homem por trás dos assassinatos. Esperto, perceptivo e com grande dificuldade quando o assunto é interação social – uma característica da sua síndrome –, o rapaz acabou se tornando o personagem mais interessante e cativante do livro.

“Eu não quero fazer um curativo no dedo. Eu quero... Tirar o corte da faca.”

Mais do que uma mera ficção sobre um serial killer, Gustavo Ávila trata da moralidade do ser humano, assim como dos seus desejos, sonhos, suas obsessões. David, por exemplo, tem o propósito de descobrir o que causou sua maldade; William por sua vez quer ter um efeito positivo sobre o mundo, não se importando nenhum pouco com o preço a se pagar, com tudo o que isso vai lhe custar. No fim das contas, essa é a grande mensagem do livro: Os fins não justificam os meios.

Gustavo Ávila não perde tempo com cenas desnecessárias, o que só contribui e nos prende ainda mais nessa história fascinante, página após página. Com um final inesperado, “O sorriso da Hiena” tem tudo para cativar e agradar cada vez mais.


“Um sorriso nem sempre quer dizer algo bom, detetive. [...] Às vezes damos a impressão de que gostamos de alguma coisa, quando na verdade só estamos com medo, com dor, com fome.”

3 comentários:

  1. Nossa! Adorei sua resenha, ela foi bem clara e direta. O livro tem temas que eu adoro, como serial killers e investigação policial, além de um bônus de pensamento filosófico ( apesar de eu não gostar muito disso), parece um prato cheio para uma boa leitura!
    Vc daria quantas estrelas? Acho importante esse detalhe em uma resenha ^^

    Beijos
    www.curiosametamorfose.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lana, muito obrigada pelo comentário! Pois é, também me interessei logo de cara pelo livro por conta do tema. Definitivamente é uma leitura que vale a pena.
      Daria 5 estrelas. E muito obrigada pelo toque, vamos incluir esse detalhe nas nossas resenhas.

      Adorei o seu blog.
      Beijos.

      Excluir
    2. De nada ^^ resenhas boas como a sua precisam de incentivos para continuar!
      Obrigada por visitar nosso blog :)

      Beijos,
      www.curiosametamorfose.blogspot.com.br

      Excluir