domingo, 13 de março de 2016

RESENHA: Livro - O Pequeno Príncipe

Livro: O Pequeno Príncipe
Título Original: Le Petit Prince
Autor (a): Antoine de Saint-Exupéry
Editora: Geração Editorial
Páginas: 160


Sinopse oficial: Um piloto cai com seu avião no deserto e ali encontra uma criança loura e frágil. Ela diz ter vindo de um pequeno planeta distante. E ali, na convivência com o piloto perdido, os dois repensam os seus valores e encontram o sentido da vida. Com essa história mágica, sensível, comovente, às vezes triste, e só aparentemente infantil, o escritor francês Antoine de Saint-Exupéry criou há 70 anos um dos maiores clássicos da literatura universal. Não há adulto que não se comova ao se lembrar de quando o leu quando criança. 
Trata-se da maior obra existencialista do século XX, segundo Martin Heidegger. Livro mais traduzido da história, depois do Alcorão e da Bíblia, ele agora chega ao Brasil em nova edição, completa, com a tradução de Frei Betto e enriquecida com um caderno ilustrado sobre a obra e a curta e trágica vida do autor.


RESENHA

“O essencial é invisível para os olhos.”


É fato dizer que O Pequeno Príncipe é um clássico da literatura infanto-juvenil, porém, até mesmo um adulto pode se maravilhar com essa obra do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry. 

A história começa com seu narrador, o Aviador, contando sobre um desenho que fez quando tinha 6 anos: uma jiboia engolindo um elefante. Porém, quando mostrado aos adultos, eles diziam ser um desenho de um chapéu. O garoto então concluiu que os adultos não tinham criatividade e acabou abandonando seu sonho de ser pintor, tornando-se então um aviador. 


“As pessoas grandes não compreendem nada sozinhas e é cansativo, para as crianças, estar toda hora explicando.”


Em um de seus voos, sobre o deserto do Saara, o avião sofre uma pane e ele é obrigado a pousar. Nesse deserto ele conheceu o Pequeno Príncipe, e a primeira coisa que o menino lhe pediu foi para desenhar um carneiro. O aviador então desenha a única coisa que sabia fazer bem, sua jiboia que engoliu um elefante. Para sua surpresa, o Pequeno Príncipe entende seu desenho, mas insiste no carneiro.

Ao longo do livro, o autor conta a trajetória do Pequeno Príncipe de seu planeta, o asteroide B-612, até o planeta Terra, onde ele conhece diversas figuras que, sob minha interpretação, são os exemplos de adultos que existem. Um muito ocupado que só se importa com números, um que quer reinar sobre todos, um muito vaidoso, entre outros. Durante suas visitas, o Pequeno Príncipe faz muitas reflexões, que são passadas aos leitores como ensinamentos e nos convida a refletir também.

Na Terra, ele conhece a Raposa, que pede que ele a cative, dizendo que, dessa forma, ele será único no mundo para ela. Assim, o Pequeno Principe aprende o que diferencia as pessoas (ou as coisas que ama, como sua Rosa). 


“Tu não és ainda para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos. E eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens também necessidade de mim. Não passo a teus olhos de uma raposas igual a cem mil outras raposas. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim único no mundo. E eu serei para ti única no mundo...”


"Foi o tempo que dedicaste à tua rosa que fez tua rosa tão importante”


O Pequeno Principe nos ensina que o essencial é invisível aos olhos. Que em um mundo como o de hoje onde, na maioria das vezes, o que mais importa é a aparência, o que realmente é essencial não está em um terno caro, a beleza de uma rosa ou as riquezas de um homem, mas sim nossos sentimentos em relação às pessoas, às coisas, o quanto nos importamos verdadeiramente com elas.


“[...] Quer seja a casa, as estrelas ou o deserto, o que os torna belos é o invisível.”


Como citado no inicio, esta é uma obra de literatura infanto-juvenil, mas que poderia ser lida por qualquer pessoa, independente da idade, pois traz ensinamentos incríveis, reflexões capazes de mudar a maneira de pensar até mesmo de um adulto. Uma bela história que deve ser lida para toda criança, todo adolescente, todo adulto.

Extras:
  • Esta é uma edição de luxo lançada pela Geração Editorial que possui capa dura, lindas ilustrações em todas as páginas, muita cor e uma biografia completa da vida do autor nas últimas páginas. 


E aí? O que você achou do livro?

2 comentários:

  1. Esse livro é só amooor! *_*
    Seguindo o blog!

    Beijos,
    Postando Trechos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é? É a coisa mais fofa do mundo.
      Muito obrigada!

      Adorei seu blog, é tudo tão lindo! *-*
      Já estamos seguindo.

      Beijos.

      Excluir