sábado, 9 de abril de 2016

RESENHA: Filme - O Clã


Nome: O Clã
Título original: El Clan
Dirigido por: Pablo Trapero
Elenco: Guillermo Francella, Peter Lanzani, Gastón Cocchiarale, Lili Popovich, Gisele Motta, Franco Masini, Antonia Bengoechea, Stefanía Koessl.
Nacionalidade: Argentino


TRAILER OFICIAL


RESENHA

Década de 80. Assombrada pela ditadura, a Argentina vivia um dos momentos mais sombrios de sua história. Pessoas desapareciam constantemente, muitas delas por responsabilidade do governo... Outras pelas mãos da família Puccio.

Com direção de Pablo Trapero (Abutre, Elefante branco), “O Clã” é baseado em uma história real que comoveu e chocou toda a sociedade argentina.

Arquímedes Puccio (Guillermo Francella) é o patriarca dessa família macabra. Sua esposa era professora e teve com ela cinco filhos, sendo o mais velho deles Alejandro Puccio (Peter Lanzani), jogador da seleção argentina de rugby. Uma família aparentemente normal.

O homem de andar calmo e sobrancelhas grisalhas lavava a calçada de sua casa todos os dias, mas o que ninguém imaginava é que um dos cômodos de sua casa era destinado à suas vítimas. Com a ajuda de seu primogênito e mais alguns comparsas, Puccio sequestrava membros de famílias ricas e exigia o resgate, executando a vítima mesmo depois de receber o dinheiro.

Daniel Puccio (Gastón Cocchiarale) – mais conhecido como Maguila – volta para a Argentina e se junta a pai em seus “negócios”. E é então que acontece o último sequestro do clã. Sequestraram uma empresária de 58 anos e, depois de a manterem por um mês em cativeiro, a família foi rendida pela polícia. Ainda não se suspeitava que os Puccio tinham ligação com os sequestros anteriores.

Guillermo Francella, muito conhecido por seu trabalho como comediante, nos presenteia com uma atuação brilhante, transmitindo a frieza e falta de humanidade de Arquímedes, que mantém o controle em todos os momentos, até mesmo quando preso.

Peter Lanzani também não decepciona. Estreando no cinema na pele de Alejandro, o rapaz nos evidencia toda a angústia sentida pelo filho mais velho do clã Puccio, assim como o medo do pai e, ao fim do filme, sua raiva.

Instigante e cheio de suspense e tensão crescente, “O Clã” prende a atenção dos espectadores do primeiro minuto ao último.

Trapero conquistou o Leão de Prata no Festival de Veneza e esse não foi o único prêmio que o filme rendeu. Levou alguns prêmios no Premios Sur, Premios Goya, entre outros.



Extras:

  • Apesar de no filme Maguila não participar dos primeiros sequestros, isso não aconteceu realmente. Ele esteve presente desde o primeiro, estando envolvido em todos eles.
  • Em 2015 foi produzida uma mini série de TV argentina sobre o clã Puccio. Denominada “Historia de un clan” os capítulos foram transmitidos pela Telefe.
  • Peter Lanzani não é assim tão desconhecido no Brasil. Ele integrava o elenco do remake da novela Chiquitas, exibida pelo SBT em 2008. Também fez parte de Quase Anjos, exibida pela Band em 2010.


E aí? O que você achou do filme?

Nenhum comentário:

Postar um comentário